COVID-19
Quais lições de comunicação teremos aprendido?
Comunicadores sabem bem que em momentos de crise, consistência e transparência da informação são fundamentais. Em se tratando de uma crise relacionada à saúde, é regra de ouro.
Transparência, envolvimento e interesse a partir do face a face são facilmente percebidos e compreendidos pelo público. Mas com o crescimento expressivo da prática do trabalho remoto durante esse período, como fica o desafio da coerência no universo digital?
O online transformou o mundo da comunicação, mensagens instantâneas, fake News, vídeos, textos, imagens, podcasts. Entretanto, acredito que com a crise que estamos vivenciando, empresas e profissionais se viram em um momento de adequação nas formas de comunicar mais rápido e repentinamente do que a maioria de nós esperava.
Comunicação é a arte de se entendido.
Na Cinnecta, estamos em regime de home office desde segunda-feira, 16/03. As minhas aulas de yoga, agora serão online. Como essas movimentações vão transformar e acelerar a comunicação pelo digital?
Certamente quando a poeira baixar (e espero que seja logo logo), teremos aprendido várias lições de comunicação e acredito que sairemos ainda melhores nisso. Em dois dias de full home office já repensei sobre clareza, agilidade e assertividade na comunicação, afinal quero garantir que seja compreendida e quero manter minha espontaneidade por meio das letras.
Muitos canais disponíveis não necessariamente significam que estamos nos comunicando melhor, a comunicação por texto é diferente. As empresas e os profissionais que já não tinham como prática o hangouts, slack ou outras ferramentas digitais, estão aprendendo ainda mais.
Reuniões? Mais práticas, objetivas e com definições: o online requer assertividade. Conversas rápidas? Slack! Precisa de uma interação maior? Hangouts! E outro grande desafio desse cenário, é fomentar os valores, a cultura e o propósito — os líderes exercerão um papel fundamental.
O que estamos vivenciando é imprevisível. Mas uma coisa é clara: restabeleceremos formas distintas e mais eficazes de interagir.